sábado, 6 de fevereiro de 2010

Uma explicação quase necessária

          Muitas pessoas perguntam de onde vem o nome PINA, ou se é o mesmo Pina do Famoso "Café do Pina". Em Manaus existem três ramos familiares dos Pina, atualmente com um grau de parentesco afastado entre si.
          No final da década de 20 vieram para o Brasil, fugindo do lastimável estado da economia portuguesa, culpa dos primeiros anos da implantação da República, que transformara Portugal num verdadeiro caos de miséria e falta de emprego, e à procura de uma situação economica melhor, três portugueses oriundos de Loriga, Serra da Estrela. Dois eram irmãos, José Pina e Carlos Pina, o outro era primo dos dois, Antônio Pina. José Pina deu origem ao Café do Pina, tornando-se famoso por tratar todo o mundo de jovem e pela excelência do seu cafezinho. O nosso antepassado é o Antônio Nunes de Pina, do qual a atual proprietária de PINA Lanchonete, Lina Maria Pina Pires, é neta. O Pai, Antônio Pires,  tinha a Importadora Pina, na Rua Dr. Moreira, muito conhecida, na época áurea da Zona Franca, pelas imagens religiosas importadas de Portugal, pelos artigos de desenho da Pentel japonesa e pelas cutelarias da Solingen alemã. Existem outros Pina fora de Manaus, que fazem parte das mesmas famílias.

3 comentários:

  1. Muito bem.
    Muitos parabéns pelo Blog!!!
    Felicidades

    Hugo Mendes

    ResponderExcluir
  2. Meu querido filho, não sei como descobristes o endereço eletrônico do blog, mas fico muito feliz que o sigas assim podemos nos comunicar mais assiduamente. Neste blog estão todas as novidades do nosso estabelecimento, bem como a história e os eventos quase diários. Um apertado abraço de muito amor
    Francisco Mendes.
    O meu novo email é franciscomendes1948@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu Pai,

    Quem quer descobre e faz tudo!
    Fico feliz pelas coisas estarem a correr bem e como já te disse espero que a felicidade faça parte das vossas vidas. Gostava de saber mais um pouco sobre o que se passa por ai.

    Um forte abraço

    Hugo Mendes

    ResponderExcluir