sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Almoço da Confraria do Pina

          Para variar os últimos almoços feitos à base de peixe, confecionamos hoje um grande cozido á portuguesa, talvez uma das mais substanciosas receitas de Portugal.
          Adaptado aos ingredientes encontrados no mercado local, mantem todas as características e sabor da receita original. Prato encontrado em todos os grandes almoços portugueses, não leva nenhum tempero. O sabor extraordinário é dado pelas carnes frescas e fumadas, os legumes variados, e pela sua mistura.
          Esse é o segredo.

 Cozido à Portuguesa, tradicional.

          Em momentos diferenciados, são colocados na panela: -costela de porco salgada, bacon aos pedaços, linguiça portuguesa, lombo fumado, carde de vaca e pedaços de frango, harmonizadas com os legumes repolho, couve portuguesa, cenoura, cebola, batata e vagem. Em Portugal o repolho é substituido pela couve tronchuda, inexistente no amazonas.
          Todos os sabores se combinam, resultando numa gastronomia fora de série.
          Prato forte, mas de fácil digestão, principalmente se acompanhado com o vinho apropriado, neste caso um soberbo Cabernet Sauvignon, chileno, da Viña Tarapacá, Gran Reserva 2006. Como sobremesa um corriqueiro Romeu e Julieta, apenas com o toque de um legítimo Camembert francês.
          Melhor? Impossível.
          A água de fazer o cozido se aproveita para fazer a saborosíssima Sopa de Cozido, que leva também as sobras. Como dizia meu pai, de levantar defunto.

Um comentário:

  1. Oi somos nós, Ênio e Eleide, estivemos aí em fevereiro, quando vc vai postar nossa foto ?

    eniobraga@hotmail.com

    Porto Velho - RO

    ResponderExcluir