segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lenda do Galo de Barcelos

           No dia 7 de Março, com o título RESTAURANTE PORTUGALUS, fiz uma postagem onde prometi contar a Lenda do Galo de Barcelos. Cumpro hoje essa promessa.
O Galo de Barcelos

          O Galo de Barcelos tornou-se, talvez, o símbolo mais conhecido de Portugal. E isso, por causa de uma lenda popular muito antiga, que narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova de inocência de um homem injustamente acusado. Está associada ao cruzeiro do sec. XV, que hoje faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.
          Segundo essa lenda, os habitantes de Barcelos andavam apavorados com um crime monstruoso, do qual ainda não se tinha descoberto o autor. Certo dia, apareceu um galego (espanhol originário da Galiza, muito comum em Portugal) que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, para acalmar o clamor popular, ainda que ele fizesse juramentos de inocência. Dizia que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa.
          Condenado à forca, ainda que jurando nada ter com o aludido crime, o homem pediu que o levassem perante o juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento almoçava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade e escárnio dos presentes, apontou para uma galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
          - É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.
          O juiz perdeu o apetite e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou, para total espanto e pavor de todos os que o ouviram.
          Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito.
          O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
          Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos, para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e São Tiago, monumento que hoje se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.
          Bem fantasiosa, como todas as lendas, mas algum fundo de verdade terá. Ou antigamente os milagres eram mais materiais, ou as pessoas tinham mais fé.
          Essa é a lenda.
          Associada a essa lenda, reza a tradição que a casa que tiver sete galos de Barcelos, em sete tamanhos diferentes, trará uma sorte incrível para os moradores.
          Pelo sim pelo não, é melhor trabalhar, mas a nossa casa tem. Se não fizer bem, mal não fará. E decora.

A escadinha dos Galos de Barcelos.

          A cidade de Barcelos fica no Norte de Portugal, tem uma tradição cerâmica de grande qualidade, panorâmicas belíssimas, e estupendo vinho verde.
          Ir a Portugal e não visitá-la é perder de se encantar com a beleza exuberante da localidade e com a hospitalidade dos minhotos, que representam o castiço português. E ter a chance de comprar uma coleção de galos, como a nossa. E muita sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário